Maco Edições e Projetos Educacionais é uma empresa especializada na criação e produção de livros e outros produtos educativos feitos de pano, para crianças e adultos.

Foi criada em 1986, no Rio de Janeiro, com o objetivo de editar os livros de pano que enriqueceram minha infância: livros maravilhosos feitos em casa, com retalhos coloridos , adornados e escritos à mão. Neles aprendi  o alfabeto,  as formas e   os nomes de animais e  objetos.

Quando meus filhos nasceram, não encontrei livros de pano , nem nada que substituísse seu encanto e importância na vida das crianças. Surgiu então a Editora Maco, para criar e publicar livros para brincar e aprender através de imagens originais, atividades sensoriais , temas universais e surpresas! Como método de incentivo ao aprendizado e à utilização fácil e ampla, por todas as crianças.


Livros duráveis, não descartáveis – no sentido material. Mas, acima de tudo,  feitos para serem inesquecíveis por seus leitores.

Geramos assim uma coleção de livros-brinquedos, jogos , painéis e bonecos encantadores, inteligentes , úteis e portadores de alegria.

 

Criamos e produzimos também Projetos exclusivos e motivadores, para crianças e adultos que também utilizam o pano. Para Educação Infantil, Fundamental e Especial, Artes, Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Direitos Humanos.

Sou Irles Carvalho, 76 anos, brasileira, nordestina e carioca, mãe de Daniel e Bernardo, avó de Luisa e Laila , aquariana, espiritualista. Socióloga por formação , educadora e criadora por opção e paixão, de livros e outros objetos para brincar, aprender e gostar de aprender.

Sou socialista e filha da geração dos 60, fermentada na contestação e na busca, na certeza de outras realidades além da que herdamos e enxergamos. E no gosto pelo original, pelo transformado através da ação humana, encontrei um trabalho especial, antigo e novo, singelo e surpreendente: a criação dos livros infantis, feitos de pano.

 

Uma descoberta feita num momento de grande mudança, quando voltava ao Brasil e à sua maravilhosa cultura, em 1980.

Um trabalho individual - inspirado nos filhos, nas crianças presentes .

Um trabalho capaz de unir a Educação e a Arte, um lugar onde verter a ternura e a inteligência, o trabalho e a alegria, o pensar e o fazer para criar memórias futuras, cheias de descobertas!

Um lugar para realizar as ideias e práticas sempre vivas, de Liberdade, do Mestre Paulo Freire.

     

Fundadora da Editora Maco, uma pequena empresa resistente aos desmandos da economia, que  completa 33 anos em 2018.

   

A vida aconteceu desde então -  e ainda acontece - entre tecidos coloridos e rostinhos sorridentes.

E há sempre um sopro que percorre nosso espaço, nossa alma, e nos suspende entre o passado e o futuro, sem queixas nem medos. Penso que estará sempre comigo enquanto existir o que dizer e o simples desejo de fazê-lo... esse trabalho de criar livros!

"A humanidade deve à criança o que de melhor tiver a dar..."

Declaração Universal dos Direitos da Criança

Assembléia Geral das Nações Unidas - 1959

Rua Francisco Muratori - nº 39

Santa Tereza - Rio de Janeiro - RJ 20230 - 080

Tel: (21) 2221-0607

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

31 anos

© 2018 - Editora Maco - Todos os direitos reservados